Liberdade para a Palestina

domingo, 21 de julho de 2013

Sedentarismo

À medida que a economia de um país cresce e as pessoas passam a adquirir mais bens e a ficar mais em casa, o nível de atividade física diminui. Sedentarismo, aliado a má alimentação, causa os altos índices de obesidade no mundo. Segundo dados de pesquisa do Ministério da Saúde, o percentual da população brasileira acima do peso e de obesos aumentou nos últimos 6 anos. Segundo a pesquisa, em 2006 eram 42,7% de pessoas acima do peso. Em 2011, esse número subiu para 48,5%. Nesse mesmo período, o percentual de obesos aumentou de 11,4% para 15,8%. 
A pesquisa também apresenta dados sobre a prática de atividades físicas. Os homens são mais ativos que as mulheres - 39,6% se exercitam regularmente. Já as mulheres, somente 22,4% diz que pratica algum tipo de atividade física.
O interessante é que o aumento de sedentários está relacionado com o aumento da faixa etária. Enquanto 60,1% dos homens entre 18 e 24 anos praticam atividade física regularmente, somente 27,5% deles o faz aos 65 anos. Entre as mulheres, a variação entre as faixas etárias é pequena: 24,65% entre 25 e 45 anos e 18,9% nas maiores de 65 anos.
Esses dados coletados pela pesquisa auxiliam o Ministério da Saúde a elaborar políticas públicas de promoção à saúde, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros. O Programa Academia da Saúde, lançado em 2011 e previsto no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil, é o carro chefe para induzir a prática de atividades físicas, O programa prevê a implantação de espaços públicos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para a orientação das atividades. A meta é construir 4 mil pólos até 2014.   
Aqui em São Paulo, podemos ver essas academias ao ar livre em parques e praças. Porém, nunca vi educadores físicos orientando a população nesses locais. 
Vejam que interessante o infográfico abaixo com dados sobre o sedentarismo no Brasil.


Prof. André "Terrinha" Almeida

Nenhum comentário: